Três coisas que você precisa saber antes de começar a estudar um novo idioma

Nos dias atuais, em um mundo globalizado e conectado, conhecer um segundo idioma tornou-se fundamental. Praticamente uma exigência para que possamos nos comunicar e ter sucesso tanto na carreira quanto na vida pessoal.

Embora muitas pessoas tenham facilidade com idiomas e encarem o ensino de uma segunda língua como uma atividade prazerosa, é comum que aspectos como ansiedade, falta de tempo e até a ausência de estímulos prejudiquem o rendimento no aprendizado.

Marianthi Boutsiavaras, diretora do Language Factory Centro de Idiomas, aponta três coisas que uma pessoa que está começando a estudar um novo idioma deve saber para que seu processo de aprendizado seja mais eficiente. São elas:

Tenha calma, você vai aprender – Aprender um segundo idioma depois de adulto é uma tarefa que exige ainda mais esforço do que durante a infância. Isso acontece porque, quando crianças, temos uma pré-disposição natural para a aprendizagem, tornando o ensino mais rápido e ágil.

É importante entender que não se aprende um idioma da noite para o dia. Por isso, siga as orientações do seu professor e tire qualquer dúvida que você possa ter.  Não tenha medo de errar e questionar o que não entendeu. Treine com um amigo que já fala inglês. É clichê, mas a prática leva mesmo à perfeição.

Outra dica é anotar expressões novas e macetes importantes que você aprende. Além de ajudar a memorizar, irá lhe auxiliar como fonte de consulta.

Ainda que falte tempo, estudar é fundamental – A maioria das pessoas tem uma vida bastante corrida e encontrar uma ou duas horas diárias na rotina para estudar o idioma escolhido pode ser uma tarefa difícil.

Seja realista com você para não prejudicar o seu desempenho. Procure manter um ritmo saudável e sustentável de estudos para não se esgotar e desistir. No inicio, estabeleça uma meta diária: reserve de 30 a 40 minutos por dia para estudar e, aos poucos, aumente gradativamente esse tempo. Se não for possível, comece com 10’, mas comece.

Aproveite as oportunidades para aprender – Aprender um idioma é divertido e prazeroso. Assista a filmes e séries de TV com legendas, escute suas músicas preferidas, leia livros e revistas escritos na língua estrangeira. Dessa maneira você irá aprender a memorizar o idioma de um jeito mais leve.

Se preferir, busque por artigos de blogs ou revistas que falem de algo do seu interesse ou que tenham alguma ligação com o seu trabalho. Use a criatividade e mantenha o contato constante com o idioma.

Siga as orientações e aumente suas chances de sucesso no aprendizado do idioma de preferência.

Bons estudos!

Leave a Reply

FECHAR MENU