Melhores canais do Youtube para aprender Inglês
Photo by Christian Wiediger on Unsplash

Melhores canais do Youtube para aprender Inglês

Descubra os 12 melhores canais do youtube para aprender inglês, idealizados tanto por brasileiros quanto estrangeiros.

O Youtube revolucionou a maneira como consumimos conteúdo. Hoje, muitas pessoas produzem os mais diversos conteúdos na plataforma, disponível para qualquer um que tenha uma boa conexão com a internet. O Youtube, que para muitos é sinônimo de vídeos de entretenimento, também possui muito conteúdo educativo. Muitos professores ou interessados em determinado tema divulgam seus conhecimentos por meio dos seus vídeos, ensinando não só Inglês, mas também outros assuntos.

Hoje vamos facilitar a sua vida te contando os melhores canais para aprender Inglês no Youtube. Após ler esse artigo clique nos links e se inscreva nesses canais sem medo.

Speak English With Mister Duncan – Vocabulário

Começando a lista, não poderíamos deixar de lado quem é provavelmente o primeiro professor que começou a ensinar Inglês no Youtube. Mister Duncan, para se ter uma ideia, possui vídeos no canal datados de 2008, época que não era comum vídeo em HD, e mesmo com todo esse tempo, Duncan não abandonou o seu canal e continua produzindo vídeos em 2020, mostrando como ele é apaixonado pelo ensino da Língua Inglesa.

Seus conteúdos são bem variáveis, vão do nível mais básico, como saudações, alfabeto e até lives, em que ele interage com seus seguidores.

O britânico pode não possuir o canal com mais seguidores, mas seu pioneirismo é notório e respeitável. Vale a pena conferir o canal.

English in Brazil by Carina Fragozo

Canal criado pela professora Carina Fragozo, brasileira, formada em Letras – Inglês, com doutorado pela USP. O conteúdo disponibilizado no canal é bem variado. Há dicas de pronúncia, listening, intercâmbio, uso de preposições, entre outros. Além de falar sobre o aprendizado da língua, também aborda cultura, mostrando diferenças culturais entre o Brasil e os EUA, por exemplo. As dicas apresentadas no canal são dadas em português e os diálogos em inglês possuem legenda (tanto em português quanto em inglês).

A Carina traz falantes nativos para tirar dúvidas comuns dos estudantes, não se restringindo a falantes dos Estados Unidos. Um bom exemplo é o vídeo abaixo, no qual ela traz um britânico para falar sobre o Cockney English (Sotaque do Inglês comum dentre a classe trabalhadora de Londres).

Ask Jackie

Canal criado pela Jackie, americana que morou no Brasil e fala português fluentemente. Além de professora de Inglês para Brasileiros, ela também foi responsável pela adaptação e versão das músicas da galinha pintadinha para a língua inglesa.

O canal possui muitos vídeos referentes ao uso correto de certas palavras que causam dúvidas em estudantes brasileiros (Diferença entre annoying x boring, lend x borrow, entre outros).

Além de falar sobre o aprendizado da língua inglesa, Jackie conta da sua vivência no Brasil e fala sobre os hábitos e cultura americana, algumas vezes comparando as diferenças entre os dois países.

No vídeo abaixo Jackie ensina a diferença entre Make e Do.

VOA Learning English

VOA, Voices of America (Vozes da América), disponível no Youtube e também em aplicativo, é um canal com a proposta de ensinar inglês com notícias legendadas e com uma velocidade de fala reduzida. É ótimo para iniciantes, pois possibilita praticar o listening, melhorar a pronúncia e adquirir vocabulário. A maioria dos vídeos são de curta duração mas não se engane, são bem informativos e podem ser muito proveitosos.

No vídeo abaixo você pode ver como algumas notícias são dadas no canal.

Tecla SAP com Ulisses Carvalho

Ulisses Carvalho, criador do canal e do site teclasap.com.br possui 25 anos de experiência em tradução e interpretação. Seus conteúdos costumam tratar de vocabulário, análise de notícias em inglês e a pronúncia de marcas. É um canal recomendado não só para estudantes, como também tradutores e intérpretes, pois trata de termos bem específicos que nem sempre são ensinados em cursos e nem tão usados no dia a dia.

O Ulisses costuma fazer muitas lives, algumas falando sobre notícias em inglês, outras com desafios temáticos (profissões, tempos verbais, pronúncia, etc.). Confira uma dessa lives abaixo.

BBC learning English

Canal da famosa rede de rádio e televisão britânica. O curso é dado totalmente em inglês, ou seja, não há uso do português em nenhum momento. Isso significa que o inglês é ensinado através do inglês. É recomendado para estudantes que tenham pelo menos o nível básico do idioma. Os vídeos costumam ser curtos, porém informativos. Um quadro famoso do canal é o 6 Minute English (Inglês em 6 minutos) em que falam sobre diversos temas atuais como AI (artificial intelligence ou inteligência artificial, em português) de forma resumida, nos 6 minutos propostos no tema da série. Veja esse vídeo abaixo:

Por ser um canal internacional, o público é muito variado e algumas dúvidas podem não ser tão comuns entre brasileiros.

Neste vídeo abaixo, por exemplo, eles ensinam a diferença entre accept x except, algo fácil de se diferenciar para falantes de português.

English Yourself

Canal da professora Lilian Bittencourt, professora há mais de 20 anos. Com vídeos informativos e curtos, o canal English Yourself segue uma proposta semelhante ao da BBC, mas nesse caso a idealizadora é brasileira.

O canal apresenta dicas sobre pronúncia, gramática e dicas para viagem. Neste vídeo abaixo, a teacher Lilian Bittencourt ensina como pronunciar o “th”, dúvida comum entre os brasileiros.

SmallAdvantages de Gavin Roy

Gavin Roy mora no Colorado, EUA, fala português e ensina inglês para brasileiros. Com mais de 1 milhão de inscritos, Gavin já participou de palestras a respeito do ensino e aprendizado da língua inglesa e já publicou um livro, o “Nunca diga abraços para um gringo”.

Por meio do canal você pode conferir dicas de pronúncia focadas em alunos brasileiros, como o Magic E, por exemplo.

Entre seus vídeos mais populares, estão “O inglês do Bonner, Gisele, Rubinho & Maurício Meirelles – Falam bem” e “Comece a conversar em inglês – 25 frases importantes”. Além do ensino da língua inglesa, ele também conta suas experiências no Brasil.

Rachel’s English

Canal internacional de inglês como segunda língua (English as Second Language, ou ESL), com foco na pronúncia do inglês americano. Rachel’s English possui mais de 2 milhões de inscritos e mais de 500 vídeos publicados, abordando as principais dúvidas dos estudantes, como o uso do inglês numa entrevista de emprego, a diferença entre pronúncia das palavras com pares mínimos (bitch vs beach, live vs leave), como aumentar o vocabulário, entre outros.

É um ótimo canal para aprender a pronúncia do inglês americano, pois a professora usa os símbolos do Alfabeto fonético internacional (International Phonetic Alphabet ou IPA) e também explica detalhadamente as posições da boca e da língua na hora de pronunciar determinada palavra ou som.

É importante não se esquecer que é um canal internacional, então o público é maior e não há o uso do português em nenhum momento, mas não se preocupe, pois os vídeos possuem legendas tornando o aprendizado menos difícil.

Neste vídeo abaixo, Rachel fala de palavras que os nativos costumam pronunciar incorretamente, confira. Uma dessas palavras é de origem brasileira.

JenniferESL

JenniferESL é um canal super completo de aprendizado de inglês. Jennifer, americana e dona do canal, produz lições de inglês com diálogos e também fala sobre temas sérios, como racismo nos EUA.

Nos vídeos em que são abordados os temas, a professora apresenta vocabulário com as definições. É ótimo para aprender inglês usando definições em inglês. Confira um destes vídeos:

Mesmo que você não consiga acompanhar as lições, os vídeos possuem legenda para facilitar a compreensão do conteúdo. É uma ótima professora com vasta experiência em ensino de inglês como segunda língua.

Há inclusive uma lista exclusiva para iniciantes da língua dividas em 2 partes, sendo a segunda parte com estudantes brasileiras. Recomendo o estudo dessa lista pois fala sobre a estrutura da Língua Inglesa.

Learn English with Steve Ford

Learn English with Steve Ford (Aprenda Inglês com Steve Ford) é um canal com lições em inglês em diversos níveis, do básico ao avançado. No canal, o canadense ensina expressões idiomáticas e também relata suas viagens pelo mundo.

Canal indicado para quem for prestar o TOEFL ou IELTS, pois o youtuber possui alguns vídeos dando dicas de como passar no exame de proficiência. Vale a pena conferir.

Há também quadros de humor gravados em diversas partes do mundo onde há diálogos usando as expressões em inglês, são bem engraçados. Alguns deles são no Rio de Janeiro. Corre lá para conferir.

Inglês com Séries

É um canal perfeito para quem deseja aprender inglês de uma forma mais descontraída. Você pode aprender vocabulário com sua série favorita, como Um Maluco no Pedaço.

O canal mostra os diálogos com legenda em português e posteriormente com legendas em inglês. Logo após as frases são analisadas e traduzidas e, por meio delas, o canal ensina vocabulário, phrasal verbs, expressões idiomáticas e lógico, você consegue praticar o listening. Se você quer aprender inglês e gosta de assistir séries, esse canal é a combinação perfeita para você.

Neste vídeo abaixo, o canal Inglês com série ensina o idioma com o seriado Todo Mundo Odeia o Chris (“Everybody Hates Chris”).

O canal possui vários vídeos, inclusive um material pago, da série Friends, muito famosa e referência no aprendizado da língua inglesa por muitas pessoas ao redor do mundo.

Vale a pena estudar e relembrar cenas dessa série.

Gostaria de conhecer nossa proposta de estudos para aprender ainda mais este idioma?

Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato:

Por Philip Camanducci. No Language Factory desde 2016, é tradutor e professor de Inglês e Português para Estrangeiros há mais de 11 anos.

FECHAR MENU