Inglês: 9 razões para pessoas de negócio investirem no aprendizado da língua
Photo by You X Ventures on Unsplash

Inglês: 9 razões para pessoas de negócio investirem no aprendizado da língua

A pandemia do novo Corona vírus (COVID-19 ou SARS-Cov-2) mudou a vida das pessoas ao redor do mundo e também a maneira como consumimos e fazemos negócios.

Empresas que eram relutantes em aderir ao home office, ainda que de maneira parcial, em pouquíssimo tempo tiveram que se adaptar a uma nova realidade em que para dar continuidade às suas atividades e garantir a sobrevivência da empresa o único meio possível seria se as pessoas as realizassem por meio do trabalho remoto.

Para muitos funcionários e empresários, participar de reuniões em outros idiomas pode ser desafiador, ainda mais se for uma reunião virtual ou por telefone, em que não é possível contar com a ajuda de uma pessoa ao lado que entenda o que está sendo dito.

A linguagem corporal também é limitada, não sendo possível recorrer à mímica, sendo apenas a voz o recurso de comunicação, o que torna o conhecimento da língua estrangeira determinante para uma reunião bem sucedida.

Pensando nessa nova realidade, hoje abordaremos a importância da língua inglesa para pessoas de negócio, e como o Language Factory pode te ajudar a aprender inglês.

Benefícios de falar inglês

Dizer que falar inglês é importante pode parecer repetitivo e clichê. Muitas pessoas não tem noção do impacto que o conhecimento em uma língua estrangeira pode trazer para a carreira. Por isso, vamos falar de algumas das vantagens em falar inglês para você, empresário ou quem atua no setor de finanças e negócios.

1. Expandir os seus negócios

Você é um empresário? Com a língua inglesa, você pode expandir a atuação da sua empresa para fora do Brasil, podendo realizar vendas ou abrir filial em outros países. Se você é um microempresário e procura um diferencial para sua empresa, o diferencial pode estar em poder atender clientes que não falem português. Isto pode aumentar consideravelmente a sua carteira de clientes.

2. Acesso a tecnologia

Quando se trata de tecnologia, a língua inglesa é dominante. Para se ter uma noção do peso do inglês na internet, de acordo com a W3techs Technology Surveys, estima-se que em agosto de 2020 59.8% do conteúdo da internet esteja na língua de Shakespeare, ou seja, há mais conteúdo em inglês do que em todos os outros idiomas juntos. No caso da língua portuguesa, a estimativa é que 1.9% do conteúdo da internet esteja na língua de Camões.
Além disso, com o inglês você pode ter acesso a conteúdo mais atualizado sobre as tendências do mercado em que você atua, possibilitando que você tenha um conhecimento do panorama no Brasil e também no mundo. Além do acesso a um conteúdo mais variado e em maior quantidade, o empresário que fala inglês também consegue utilizar diversos softwares e programas de gestão que estão disponíveis apenas em inglês e que podem aumentar a produtividade da sua empresa e fazendo com que se diferencie da concorrência.

3. Networking

Por meio do inglês, você pode expandir sua rede de contatos profissionais para além do Brasil. Com isso, você não se limita a negociações com empresários de dentro do país. Sabendo falar inglês, você pode realizar uma futura transação comercial bem sucedida que pode lhe render muito dinheiro, não só em real, mas em outra moeda mais valorizada, como o Dólar, Euro ou Libra, por exemplo.

4. Trabalhar no exterior

Se você sempre teve o desejo de trabalhar em outro país, falar inglês pode expandir seus horizontes para além do Brasil. Muitas empresas multinacionais oferecem a possibilidade de trabalhar fora do país, podendo ser um passo importante para a sua carreira e para enriquecer o seu currículo.

5. Maior facilidade em conseguir vistos

Muitos países, como os Estados Unidos e o Canadá, possuem vistos para investidores, que dão direito a cidadania ou residência permanente para você e sua família desde que se invista um valor mínimo em um empreendimento no país. Apesar do dinheiro ser extremamente importante nesse caso, saber inglês é crucial para falar com seus funcionários, para resolver burocracias que envolvam a abertura e o funcionamento da empresa e também a entender as diferenças culturais existentes entre os países. A expansão da sua empresa se torna muito mais fácil se você possui domínio da língua inglesa.

6. Aperfeiçoamento profissional

Realizar cursos de especialização, MBAs, aprender a utilizar um novo programa de gestão, ou até mesmo fazer um curso de curta duração lá fora, pode te deixar a frente da concorrência e permitir que você se destaque no mercado em que atua.
Se antes você podia contar com a sua linguagem corporal para conquistar seus clientes, hoje você depende apenas da sua voz, da sua habilidade comunicativa e falar inglês com clareza será o diferencial.

7. Contratação de funcionários

Ter um funcionário estrangeiro na sua empresa pode trazer um grande enriquecimento cultural para a sua equipe, pois possibilita que você conheça novas maneiras de se trabalhar e gerir o tempo. Saber inglês aumenta a possibilidade de ter uma contratação bem sucedida e que traga uma boa experiência tanto para o funcionário quanto para o empresário. Nós, do Language Factory, sabemos bem disso, pois já contratamos e atualmente temos estrangeiros no nosso quadro de funcionários

8. Credibilidade

O empreendedor que possua o domínio da língua inglesa se apresenta como uma pessoa com boa formação educacional e passa credibilidade para o mercado em que ele atua, mostrando que é uma pessoa bem preparada e que sabe onde esteve, onde está e aonde quer chegar.

Dependendo da área em que você atue, como o marketing, é comum que muitos termos sejam usados em inglês, justamente pela credibilidade que o idioma traz.

9. Viagens mais produtivas

Ainda que a pandemia tenha cancelado muitos eventos presenciais, algumas organizações governamentais, como a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e o governo do Canadá, começaram a realizar eventos de missão comercial 100% online, por meio de videoconferências e webinars.

Com a nova realidade que a pandemia trouxe para os negócios, é provável que surja um evento futuro 100% virtual para a promoção de produtos e serviços brasileiros, e o empresário que estiver preparado poderá tirar proveito de alguma grande oportunidade e se destacar, mesmo em um cenário econômico não tão bom.

É provável que, daqui a um tempo, no “pós pandemia”, com o retorno das missões comerciais presenciais, mesmo que sejam em menor número, quem conseguir se comunicar de maneira independente e promover seu produto para clientes estrangeiros poderá fazer uma grande diferença no crescimento da sua empresa, não importa o tamanho dela.

Como a Language Factory pode ajudar você e seus colaboradores a aprender inglês dentro do contexto de negócios?

Com 27 anos de experiência no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, a Language Factory possui cursos com soluções especializadas para que você e seus colaboradores possam desenvolver suas competências linguísticas e fazer diferença no crescimento da sua empresa.

Nossa atuação não se limita ao ensino de línguas: além das aulas, a empresa oferece suporte para os clientes. A nossa equipe é qualificada, bem preparada e nossos professores possuem alto nível de proficiência. Além do ensino e suporte, disponibilizamos no nosso site posts com dicas de aprendizado, como o uso de dicionários online, canais no Youtube para aprender inglês e dicas para melhorar seu vocabulário, por exemplo.

Estamos preparados para atender à grande demanda que é falar inglês no Brasil.

Preencha o formulário abaixo para apresentarmos nossa proposta de estudos:

Por Philip Camanducci. No Language Factory desde 2016, é tradutor e professor de Inglês e Português para Estrangeiros há mais de 11 anos.

FECHAR MENU