Como aprender um idioma: dicas práticas para cada estilo de aprendizagem
Photo by Volodymyr Hryshchenko on Unsplash

Como aprender um idioma: dicas práticas para cada estilo de aprendizagem

Cada um de nós tem seu processo individual de aprendizagem e, se soubermos identificá-lo, podemos utilizar técnicas específicas que nos ajudarão a realmente aprender um idioma ou qualquer assunto que estivermos estudando.

Existem diversas teorias sobre aprendizagem, hoje falaremos sobre a VARK, de Neil Fleming. O acrônimo VARK vem das palavras: visual; auditivo (aural); leitura e escrita (read/write); e cinestésico (kinesthetic). Entenda cada estilo de aprendizagem e veja algumas dicas práticas para aprimorar seus estudos em uma língua estrangeira.

Aprendizagem visual

Descreve a pessoa que tem mais facilidade com recursos visuais, como imagens, gráficos, mapas mentais, listas, tabelas. Cores e grifos também podem ajudar muito.

  1. Crie listas de vocabulário e agrupe palavras em diferentes temas ou anote-as em sequência, conforme as aprende.
    Uma forma de melhor aprender um idioma é inserir alguns sinônimos da palavra, assim, além de aprender novas palavras naquele contexto, você ajuda seu cérebro a “pensar no outro idioma” ao invés de “pensar em português”.
  2. Monte mapas mentais para vocabulário e tempos verbais.
  3. Crie flashcards para memorização.
  4. Use e abuse das canetas marca texto: grife livros, anote significados de palavras novas, marque páginas que quer reler.

Aprendizagem auditiva

Pessoas que tem mais facilidade de aprender através de aulas expositivas, audiolivros, podcasts.

  1. Ouça podcasts de assuntos que te interessam na língua estrangeira.
  2. Faça aulas de conversação e aproveite o feedback e correções que receberá.
  3. Leia a matéria que está estudando em voz alta.
  4. Peça autorização a seu professor para gravar o áudio da aula e escute depois enquanto estiver estudando.
  5. Pratique a pronúncia de palavras novas criando frases em voz alta.
  6. Assista TED Talks
    TED Talks são conferências que abordam diferentes temas como educação, inovação, política, ciência, experiências pessoais e outros. São realizadas presencialmente em diversos países e em inglês ou no idioma local.

Aqui no Language Factory, os alunos utilizam o aplicativo Learn English with TED Talks – LETT, e têm a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente enquanto aprendem inglês, de forma integrada ao projeto pedagógico do curso. E podem acessar todo o material quando e de onde quiserem. Para saber mais sobre esta importante ferramenta de aprendizagem, clique aqui.

Aprendizagem através de leitura e escrita

Pessoas que preferem estudar através de leitura de livros, apostilas, anotações feitas durante as aulas, pesquisas.

  1. Leia artigos em sites de notícias e atualidades na língua estrangeira que está aprendendo.
  2. Leia livros com publicação recente e linguagem contemporânea.
  3. Faça resumos do conteúdo estudado.
  4. Transcreva trechos importantes do livro ou apostila de estudos para um caderno. Escrever o que você lê te faz refletir sobre o conteúdo e pode ajudar a entendê-lo melhor. Você pode fazer isso com assuntos de interesse pessoal também, para tornar a atividade mais prazerosa.

Aprendizagem cinestésica

Refere-se a pessoas que tem mais facilidade em “aprender fazendo”, vivenciando o que estuda e utilizando diferentes sentidos ao mesmo tempo.

  1. Aproveite as simulações em sala de aula, como aquelas em que você e um colega praticam um diálogo como se estivessem em uma loja ou restaurante.
  2. Pratique através de jogos e situações reais, por exemplo, quando você estiver viajando e realmente estiver em uma loja ou restaurante.
  3. Participe de walking tours (passeios a pé) e aprenda um pouco da história e tradição local do seu destino de viagem.
  4. Quando viajar, faça aulas no idioma local. Que tal aprender a fazer pizzas na Itália, perfumes na França ou participar de uma degustação de chocolates na Bélgica?

Gostaria de conhecer nosso curso de inglês on-line?

Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato:

Você conseguiu se relacionar com algum estilo de aprendizagem descrito na teoria VARK? É possível que se identifique com mais de um e você pode responder este questionário para identificar qual é seu estilo de acordo com suas preferências de aprendizagem. Acesse: https://vark-learn.com/questionario/

Para mais dicas práticas sobre estudo em casa, recomendamos a leitura deste artigo: Como aprender um idioma em casa.

Por Bruna Zampieri

FECHAR MENU