9 dicas essenciais para aprender online: dicas para estudar a distância
Photo by Allie on Unsplash

9 dicas essenciais para aprender online: dicas para estudar a distância

Cada vez mais temos acesso a novos conhecimentos através da internet, mas com tanta informação disponível, as vezes nos perdemos e temos dificuldade em organizar nossas atividades de aprendizagem.

Confira aqui diversas dicas da equipe Language Factory para você melhorar seu processo pessoal de estudos e aprender online de forma eficiente um novo idioma:

Ambiente de estudos

  1. Avalie a situação atual e observe o que está sendo proveitoso e o que precisa ser mudado:

• Sua cadeira é confortável?
• A iluminação é adequada?
• Algum material te faz falta?
• A sua conexão de internet tem a velocidade adequada?

2. Tente fazer os ajustes necessários, como for possível, a fim de adequar seu ambiente ao propósito de aprendizagem. Você pode incluir um abajur ou um apoio para os pés, se sentir necessidade.

3. Prepare seu ambiente de estudos mantendo os itens necessários sempre à mão. Como lápis, caderno, marcadores. Tenha também um bloco de notas para anotar aquelas ideias que te vêm à cabeça e atrapalham sua concentração, assim como um copo d’água.

Rotina de estudos

Uma sequência de atividades feitas com frequência pode ter um grande impacto no aprendizado, por isso, criar uma rotina de estudos é muito importante.

4. Estabeleça o melhor horário para estudar de acordo com o seu nível de energia. Algumas pessoas conseguem aprender melhor se estudarem de manhã, outras à noite.

5. Comece com algo que te deixe no clima de estudos. Pode ser uma leitura, assistir um vídeo sobre o tema, ou reler as anotações que fez no dia anterior.

6. Crie uma rotina de revisão de estudos. Nosso cérebro não consegue reter muitas informações novas de uma vez, mas ao revisar o conteúdo com frequência, sinalizamos a ele que aquelas informações sāo importantes.

O filósofo alemão Hermann Ebbinghaus desenvolveu, em 1909, um modelo de revisão de estudos que é bastante conhecido por quem estuda para concursos. Ele sugere que, após aprendermos um assunto novo, os intervalos ideais de revisão são:

• Primeira: 24 horas
• Segunda: 7 dias
• Terceira: 1 mês
• Quarta: 6 meses

7. Faça intervalos durante a rotina de estudos para que sua mente possa descansar um pouco. Aproveite para se levantar, se alongar, caminhar, ir ao banheiro.

Disciplina

Segundo a Teoria de Maltz, que teve origem na década de 1950, todo novo hábito demora 21 dias para ser desenvolvido. Por isso lembre-se do seu propósito em aprender uma língua:

• Conquistar uma promoção no trabalho
• Atrair novos clientes
• Estudar e ler artigos científicos publicados em outro idioma
• Viajar e se comunicar com as pessoas
• Assistir filmes sem legenda
• Compreender músicas estrangeiras
• Além de outros benefícios

8. Utilize métodos práticos como a técnica pomodoro, em que você desenvolve uma tarefa por 25 minutos e descansa por 5 minutos. Após quatro blocos de tempo, faça um descanso mais longo por 15 minutos.

A técnica pomodoro é ideal para atividades que exigem concentração. Assim sendo neste período é sugerido deixar o celular no silencioso para evitar distrações.

9. Agende aulas online com um professor. Além de te ajudar na questão da disciplina, por ser uma atividade com data e hora marcada, você terá alguém para orientar seus estudos e todo o feedback de um profissional que tem fluência e experiência no idioma.

É uma excelente forma de perceber sua evolução ao aprender uma língua estrangeira, e praticá-la com frequência. E aqui no Language Factory temos a praticidade das aulas online, que você pode conferir neste link.

Material de estudos para aprender online

O seu material de estudos deve ser de qualidade e desenvolvido por profissionais. Grandes empresas da área de educação criam materiais completos para desenvolver as diversas habilidades necessárias para o estudante aprender uma língua, como as de leitura, conversação, escrita, entre outras. Estes são constantemente revisados e atualizados.

Aqui no Language Factory você encontra um ambiente online, ao vivo, rico e interativo, com diversas atividades para você aprender de forma dinâmica e eficiente.

Oferecemos cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e português para estrangeiros.

Gostaria de conhecer nossos cursos?

Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato:

Para mais dicas e curiosidades sobre como aprender uma língua estrangeira, siga o nosso Instagram.

Por Bruna Zampieri

FECHAR MENU